Disciplina obrigatória da Área de Concentração: 04 créditos

Disciplina obrigatória da linha de pesquisa: 04 créditos

O discente deverá cursar duas disciplinas obrigatórias, perfazendo o total de 08 créditos, sendo um delas pertencente à área de concentração, portanto comum às duas linhas de pesquisa, e outra obrigatória da linha de pesquisa a qual está vinculado.

Disciplinas optativas: 08 créditos

O aluno deverá cursar a quantidade de disciplinas, equivalentes ao total de 08 créditos, sendo que uma das disciplinas deve ser cumprida obrigatoriamente na linha de pesquisa a qual está vinculado, e a as demais poderão ser cumpridas na outra linha de pesquisa ou em outros cursos de mestrado da UFC.

Atividades programadas: 04 créditos

As atividades programadas compreendem a pesquisa, levantamento de fonte primária e/ou secundária ou atividade afim, desenvolvida em concordância com o professor orientador que deverá ter como conseqüência a produção de um trabalho em formato de artigo científico. A atividade programada constitui um pré-requisito para a realização do Exame de Qualificação.

Atividades complementares: 02 créditos

As atividades complementares consistem em ações a serem desenvolvidas pelo discente em comum acordo com o professor orientador; as horas das atividades serão convertidas em créditos e aprovadas pelo Colegiado e regulamentadas conforme o Regimento Interno do Programa, totalizando 02 créditos.

Atividade de Estágio docente: 04 créditos

O estágio docente constitui uma atividade obrigatória para todos os discentes bolsistas Capes/FUNCAP e deverá ser realizado junto ao curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Design do DAU-UFC, correspondendo a 04 créditos.

Atividade de orientação de dissertação: 06 créditos

O aluno deverá se matricular semestralmente na atividade de orientação. Serão atribuídos no total 06 créditos, correspondentes às atividades de orientação pelo professor orientador, compreendendo o desenvolvimento da pesquisa, elaboração de memorial de qualificação e elaboração e defesa da dissertação.

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação possui caráter obrigatório e será realizado no prazo conforme o Regimento Interno do Programa. O mestrando estará apto para a realização após o cumprimento dos créditos de disciplinas, correspondente a 24 créditos.

Defesa da Dissertação de Mestrado

A aprovação no Exame de Qualificação será condição para a defesa, além do cumprimento de todos os créditos da estrutura curricular do Mestrado.

Síntese da Estrutura Curricular

04 créditos em disciplina obrigatória da área de concentração

04 créditos em disciplina obrigatória de linha de pesquisa

08 créditos em disciplina eletivas/optativas

04 créditos em atividades programadas

06 créditos relativos à dissertação de mestrado.

04 créditos de estágio de docência

01 crédito de proficiência em língua estrangeira

01 crédito do exame de qualificação

Total de créditos para titulação: 34 créditos

Disciplinas: 24 créditos

Dissertação: 06 créditos

Proficiência em Língua Estrangeira: 01 crédito

Exame de Qualificação: 01 crédito

Outros/Atividades Complementares: 02 créditos